quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Autenticidade

Fico boquiaberta com a capacidade das pessoas fingirem serem o que não são, tentarem mudar só para agradar alguém ou então para tirar alguma vantagem, mas no fundo estão enganando à si mesmo. É um bando de mentirosos à procura de uma vida que não lhe pertence. E pra que tudo isso? Status? Egocentrismo? Exibicionismo?
Muitas pessoas confundem autenticidade com o direito de fazer tudo o que desejam, ou dizer tudo o que pensam sem se preocupar se estão prejudicando ou magoando outras pessoas. Ser autêntico é seguir o próprio coração, mas jamais perder de vista o respeito pelos sentimentos alheios.
Ser verdadeiro é ser autêntico, é nunca mentir para manter uma aparência. É ter coragem de dizer as verdades, mas sempre respeitando o próximo. Ainda que com elas possa provocar desavenças... Ser verdadeiro é ser fiel àquilo em que se acredita e viver em coerência com suas próprias crenças... É viver de acordo com suas convicções... É ter a coragem de demonstrar aquilo que se sente e não temer mostrar a própria vulnerabilidade... Ser verdadeiro, enfim, é viver em paz consigo mesmo!

Sinto falta de pessoas verdadeiras à minha volta, pois as máscaras continuam caindo... É aquela velha história: “a pior mentira é aquela que contamos à nós mesmo, mas com o tempo estamos enganando todos em nossa volta”!

Eu não mudo pra agradar ninguém, sou assim, gostem ou não!

(Antes de qualquer acusação, o "post" é meu com supressões do texto “ser verdadeiro é ser autentico”, de Orvalho da Lua!)

3 comentários:

Ana disse...

Sabe o que é? Insegurança...

Ser autêntica requer um mínimo de auto confiança e a maioria das pessoas não tem! Ficam procurando agradar ou repetindo comportamentos que acham bacanas...

Se eu não sei direito como devo ser, pensar ou me comportar, como posso agir com um mínimo de coerência??

Na medida em que vamos amadurecendo, prestando atenção na nossa volta, lendo, observando, vamos encontrando nosso caminho e, aí sim, passamos a agir com verdade, humildade, humanidade...

Algumas pessoas demoram muito a chegar lá...

Renata Lopes Costa disse...

Bela reflexão!
Mas...agora venho aqui dizer publicamente que tu > D. Flávia ainda não foi me visitar, estou esperando viu!?
KKKK Bjão!!

Daniela Figueiredo disse...

Flávia, e como tem gente assim. Pessoas reprimidas, que julgam os outros e se comportam da mesma maneira. Pessoas hipócritas, infelizmente. Ótimo post! Adorei teu comentário lá no blog, depois passa lá de novo que tem selinhos para ti.
Beijos.