quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Educação "Zero"


Foi decepcionante o primeiro episódio da microssérie Capitu, pelo menos no meu ponto de vista. Esperava mais, mais romance, menos ficção! O livro Dom Casmurro, de Machado de Assis é lindo, cheio de paixão, emoção, lembro que li no 2° grau, lá pelo ano de 1994 e até hoje lembro de algumas passagens envolvendo Bentinho, Capitu, Escobar... Mas hoje senti que estava em outra história. Talvez amanhã eu me ache na reformulação da obra feita por Luis Fernando Carvalho, mas parecia que estava assistindo aquela série que passou a algum tempo atrás "Hoje é dia de Maria", a qual detestei!
E você tem lido o que ultimamente? Já leu Dom Casmurro? Eu, do Augusto dos Anjos, A Hora da Estrela, da Clarice Lispector? Faço essa pergunta pois amo ler! Tá confesso que ultimamente só leio no PC e um que outro livro de papel mesmo, mas no meu tempo de escola eu lia todos os livros de Literatura que tinha que ler! Lia e ainda fazia resumos para os colegas preguiçosos! Até que um dia fui descoberta pela professora e me ferrei! Hahaha! Mas mesmo assim continuei devorando todos os livros sugeridos e obrigatórios, não por obrigação, mas por prazer!
E agora fico indignada ao saber que os alunos de 1° e 2° grau não são obrigados à ler os livros, lendo os resumos já está de bom tamanho! Muito fácil chegar na frente do computador, digitar o nome da Obra e do autor e ler tudo resumido em uma página. Será que esse resumo trará a alma da história? Será que essas poucas palavras vão transportar o leitor para o mundo mágico onde se passa a narrativa? Sei não...
Quem sai perdendo? O autor que não vai vender tantas publicações, as editoras que vão diminuir as edições, as livrarias que ficarão mais vazias, mas com certeza quem perde mais é o aluno, que perde em cultura, conhecimento...

2 comentários:

Beth/Lilás disse...

Ahhh, sinto não concordar com V.Sa.!!!
hahaha
Mas, não é que gostei do estilo teatral, assim meio 'bizarro' que deram ao romance!!!
O diretor é aquele maluquinho e inteligentíssimo Luis Fernando que tem sempre que apimentar com doses cômicas em seus trabalhos.
Acho que isso é o que chamam atualmente de 'releitura' sobre o tema.
Adorei as caras e bocas dos personagens e a mistura de música clássica com atual!
Adorei também os figurinos e a iluminação!

Se você está lendo A Hora da Estrela de C.Lispector, prepare=se para ficar com peninha da pobre
Macabéa e, lembre-se da estória da Gracinha que contei noutro dia. Ela é uma "Macabéa" no paralelo com a estória desse livro.

beijos cariocas

Ana disse...

Não assisti "Capitu"...

Quanto à leitura, deveria ser estimulada, de todas as formas... Tens razão: é pura magia!!