sábado, 16 de janeiro de 2010

Haiti

Há quem diga que o que aconteceu no Haiti foi coisa do diabo, maldição divina... Mas porque um País inteiro pagaria tão caro assim? Acredito que seja apenas "coisa" da natureza mesmo, como explicam os "estudiosos", que esses terremotos acontecem devido a posição do país. Na verdade não quero acreditar em nada, pois ainda estou entristecida com tudo isso.
Em 2008 escrevi aqui no blog sobre o Haiti (Quem são seus heróis?), quando mais uma vez o país foi atingido por um desastre natural, sendo que menos catastrófico do que esse (furacão), mas que me abalou muito também por ter um grande amigo e compadre lá, numa missão de paz da ONU. O Rodrigo, graças à Deus pode ajudar à muitas pessoas, mas agora deve estar lamentando a morte de muitos colegas brasileiros que morreram tentando ajudar a refazer um país que já passou por guerras, tempestades gigantescas, furacões e agora esse terremoto que segundo a ONU é a pior tragédia desde a criação da organização (sendo comparada apenas ao tsnunami da Indonésia em 2004, que teve milhares de vitimas também, mas as estruturas de apoio não foram tão danificadas e destruidas como o que aconteceu no Haiti.).
Quando vi aquele monte de gente amontoada no meio da rua, num hospital improvisado meu coração apertou tanto que me senti sufocada, e nós ainda reclamamos do SUS ou até dos nossos planos de saúde particulares. As pessoas implorando um gole d'agua para a repórter da TV Globo que tinha uma garrafinha de água mineral na bolsa fez com que eu desse valor a cada gota de água que tomo... São sentimentos um pouco ambíguos, mas acredito que com as tristezas, decepções e fracassos tiramos um bom aprendizado...
Vendo tanta gente precisando de ajuda e de cuidados que eu sei que estão ao meu alcance devido à minha profissão e acima de tudo por ter sentimentos, senti muita vontade de ir para o Haiti ajudar também, mas não é tão simples assim. Ficarei por aqui rezando muito para que tudo melhore rapidamente e que essas pessoas retomem a esperança que ficou soterrada junto aos escombros das casas, prédios...
2010 mal começou e tantas tragédias já nos comovem!
:(

3 comentários:

Anônimo disse...

EU TBÉM POSTEI NO MEU BLOG PEDINDO ORAÇÃO PELO HAITI....É IMPOSSÍVEL NÃO SE COMOVER DIANTE DE TAMANHA TRAGÉDIA E SOFRIMENTO...
COMENTA NO MEU BLOG TBÉM...BEIJOS E DEUS TE ABENÇOE...

Newton Kage disse...

Triste, não?
Mas nos sensibilizarmos já é um grande começo.
Isso tudo que tem acontecido tem-nos trazido grandes ensinamentos, tais como: materialismo, compaixão, sentimento humanitário etc.
Lembrei-me de uma frase: "No final do jogo, Rei e Peão vão para a mesma caixa...". Importante sabermos que somos todos iguais, que temos sentimentos e somos frágeis!
Belo o seu pensamento!

Ana Rosa disse...

Olha eu concordo com você, foi e está sendo difícil ver imagens tão chocantes. Fiquei com vontade também de ajudar essas pessoas, ir para lá por a mão na massa já que sou da área de saúde. Rezo todos os dias para que Deus olhe por aquele povo.