quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Política da boa vizinhança


Morei durante alguns anos em Porto Alegre, fazia faculdade e muita festa, aproveitei muito os três anos que vivi lá, mas também me incomodei demais com uma vizinha nos primeiros meses!
O apartamento era no 3° andar e um dia escutei como se algo batesse no piso, achei que a vizinha estava pregando algo, não dei bola, no outro dia também, e assim seguiu-se durante alguns dias... Um dia passei pela vizinha do andar de baixo, no corredor e esta me abordou pedindo para que eu fizesse menos barulho, não caminhasse tanto de salto durante a noite e que de preferência lavasse roupa na máquina de dia! Meu Deus, e o meu direito de ir e vir fica onde? Lembro que nessa época era inverno e usava minhas "pantufas do Mickey", será que eles gritavam e ela ouvia? Dividia o apartamento com uma amiga, a Valéria (saudadona dela por sinal), nos víamos somente à noite, quando nos víamos, e o tempo que tínhamos pra conversar será que tinha que ser por sinais ou cochichando? Imagina quando recebia visitas então? Nada de música, tv ou risadas... Jura né? Mas o pior não seria isso, o que mais me indignou foi quando a vizinha falou para lavar roupa de dia! Eu lavo roupas a hora que eu quero, a hora que eu tenho tempo, às vezes ficava todo dia na faculdade... Só que eu lavava na mão, no meu tanque! Eu não tinha máquina de lavar nessa época!!! Coitada da vizinha, ouvia demais, do além!
Bom, ficou aquele climão, pois ela não me cumprimentava mais, sempre soltando piadinhas, batendo com a vassoura pra fazermos menos barulho...
Sei que o assunto foi parar em reunião de condomínio! Estavam todos me odiando, imaginem né? Adolescente morando sozinha deve passar de festa em casa! Pior que não, fazia minhas festas na rua!!! Bom, na tal reunião foram ditos todos os problemas que eu causava a pobre vizinha e sua família, acrescidos de: fazer mudança à noite, o que não deixava seus filhos dormirem e meu despertador que tocava as 5 da manha para eu acordar e ir para a faculdade à impedia de dormir! Sempre tive um sono pesado, tanto que uma vez nesse mesmo apartamento tranquei a porta e fui dormir, a Val estava viajando e quando chegou não conseguiu entrar, bateu, tocou campainha, ligou, gritou, atirou pedra na janela... E nada, eu dormindo feito um anjo! Foi necessário o zelador escalar a janela da área de serviço e abrir a porta para a minha amiga entrar!
Até meu despertador era motivo de ira da tal vizinha! Será que ia ter que cancelar as disciplinas da faculdade na parte da manhã? Convidei a vizinha, seu marido e a sindica a irem até meu apartamento e verem a minha máquina de lavar! Só a sindica me acompanhou e pode ver com seus próprios olhos que não tinha nada para ver, afinal de contas eu não tinha lavadora de roupas, até que gostaria! Levei a sindica até o meu quarto, lhe apresentei ao meu "Mickey" e disse que o único móvel que eu arrastava era um sofá cama que eu tinha q abrir a noite para poder dormir!
Mas as brigas não terminam por ai! Num final de semana fui ameaçada até de ser presa, o marido da vizinha chamou a polícia (que até hoje não apareceu) porque estávamos fazendo uma boate! Nossa, que exagero! Éramos apenas quatro pessoas dentro de um apartamento jantando, escutando música... Pessoas felizes, de bem com a vida, que não ficam se preocupando como o vizinho esta se vestindo ou se trocou de carro, se a vizinha esta grávida ou se abortou, se pintou o cabelo ou engordou... Resumindo, a janta não desceu e acabamos saindo de casa, ai sim para uma boate! Meses depois a “senhora” mudou-se, saiu dizendo que era o dia mais feliz da sua vida, pois tinha sido um inferno morar embaixo do meu apto, ai eu descobri que ela estava com uma grave depressão, seu marido tinha outra família e havia perdido o emprego... e eu era seu saco de pancadas!

Vizinhos são bons para emprestar um açúcar quando se esta no meio daquela deliciosa receita de bolo de chocolate e ai nos damos por conta q não tem mais açúcar no pote. Vizinhos são bons pra perguntar se vai chover. Vizinhos são bons pra se desejar bom dia... Vizinhos são bons, mas a privacidade da nossa casa e da nossa vida é melhor ainda! Nada contra, mas cada um no seu quadrado!