segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Desculpa Vida


Tenho verdadeira adoração por cães, acredito que eles nos entendem como ninguém, são fiéis e amigos de verdade! Atualmente só tenho um poodle, a Vida, que tem 8 anos e ainda to pra ver animalzinho mais ciumento. Dizem que o cão é a cara do dono, e então ta explicado! Gordinha, ciumenta, aluada... De quem estamos falando, Flávia ou Vida? Desde que o Bernardo nasceu ela perdeu seu posto de "bebê" da casa e então se tornou uma cachorra completamente “renegada”, rouba tudo que vê pela frente, sapatos, brinquedos, toalhas, roupas... Leva para sua cama e dali ninguém tira, só quando ela resolver sair! Mas isso não é nada, ela tinha um pêlo lindo, caramelo e logo nos primeiros dias de vida do Bernardo, o pêlo começou a cair! Tadinha ficou quase careca! Levei-a no veterinário e ele deu o diagnóstico “stress canino”, fez o tratamento e recuperou seus pêlos depois de certo tempo, mas o mau humor continua. De uns meses pra cá ela está estressada de novo, ganhei uma “salsichinha” e foi o que bastou para a Vida ficar atirada na sua cama, não saia nem pra comer, fazer suas necessidades... com ciúmes da Lika. Seu pêlo já era! A Lika "sucunbiu" depois de alguns dias de agonia, mas a Vida continua azeda, como sempre! Quando chega visita ela faz festa, pula, procura colo... Pura carência! Mas logo logo já toma o rumo da sua cama, do seu refúgio. Não deixa mais a gente fazer carinhos, rosna... E eu sou a culpada pelo seu mau humor!
É incrível, os animais, embora irracionais, possuem os mesmos sentimentos de nós humanos, tidos como seres racionais! Sentem saudade, ciúmes, raiva, amor... E ainda dizem que eles não entendem! Não suporto qualquer tipo de crueldade, com animais então acho o cúmulo, são como crianças, a maioria são frágeis, pequenos... Fico arrasada quando vejo cachorros de rua tomando água da sarjeta, revirando lixos à procura de comida... Cavalos que dão o sustento a muitas famílias apanhando porque estão cansados de tanto puxar carroças pesadas de entulho... Elefantes sendo agredidos porque não fizeram bem seu papel durante a apresentação do circo... Acho que devo desculpas à Vida, tenho sido cruel com ela, pois antes ela era meu bebê, quando pequena dormia na cama comigo, depois no seu “colchãozinho” ao meu lado... Sempre tinha alguém para passear com ela, as caminhadas de domingo eram sagradas... Era ela que ganhava pedaços de chocolate, era ela que vinha linda toda cheirosa da pet shop cheia de frufus na cabeça... Os flashes da digital eram só pra ela... Tinha até festa de aniversário! Adorava pegar seu focinho e ficar conversando, embora não tivesse respostas sabia que ela me entendia... E agora? Ela sente-se rejeitada, e com razão! Desculpa Vida!
Espero poder conviver harmoniosamente com a Vida e com o Bernardo, mas um tem medo do outro! Tô vendo que quem vai perder os "pêlos" sou eu!

2 comentários:

Renata Lopes Costa disse...

Só quem tem entende quando falamos que os animais só faltam falar. Eu tinha uma cadelinha que ficou aí em São Gabriel, era mimosa de dormir na cama comigo e quando o Tavo nasceu, ela também perdeu a majestade e até hoje ela pode ficar o tempo que for sem me ver, que quando vou aí, ela se gruda em mim e chega a ficar na porta do quarto esperando o dia amanhecer, eles não esquecem e depositam um amor incondicional mesmo! Aqui tenho a Meg que chamamos carinhosamente de "Meg espalha lixo", parece que passa fome, mas de uma meiguice...

E a Vida só pode estar super intrigada, de uma hora para outra perder tudo que é regalia...haja coração!!

Beth/Lilás disse...

Tadinha da Vida!
Ao que parece, sentiu mesmo a chegada do Bernardo.
Sou como você, não consigo ver os animais sofrendo nas ruas e os maus tratos de alguém.
Tá na hora de vc voltar a dar carinho a elazinha também e ensinar o filhote a não ter medo dela.
Seria tão bom se eles se entendessem, assim acabaria esse stress dela.
bj carioca