segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Nunca é tarde para ser gentil

O que é ser gentil? É difícil definir o que é ser gentil, afinal cada pessoa gosta de uma coisa, a cada pessoa uma coisa agrada. Cada um tem uma definição de “gentil”. Contudo, certas características são bastante comuns as pessoas gentis como:
Ser educado é uma delas. “Com licença”, “por favor”, “obrigada”.
Uma pessoa gentil sempre usa essas palavras.
E mais: pessoas gentis sabem como fazer essas palavras soarem mais do que simples convenção. Considero essas palavrinhas mágicas e de muita força.
Sorrir é outra característica comum das pessoas gentis. De que adianta dizer “com licença”, se a tua expressão está dizendo: “se você não sair da minha frente eu passo por cima”? Sorria, simplesmente porque é bom sorrir. Sorria porque é bom ver outras pessoas sorrindo para você. Ou sorria por simples gentileza - uma hora o sorriso que era apenas um ato gentil, acaba se tornando uma expressão de alegria. Mas já disse, não consigo viver “sorrindo”, por mais gentil que eu seja!
Pessoas gentis não aceitam maus-tratos. Ser gentil não é “engolir sapos” nem “levar desaforo para casa”. Ser gentil é saber que “gentileza gera gentileza” assim como “aspereza gera aspereza”. Se alguém foi áspero contigo, seja gentil com ele, e quebre uma cadeia de agressividade. Ser gentil é saber colocar-se no lugar do outro para encontrar a melhor forma de responder a uma indelicadeza, sem ser indelicado, mas deixando claro que não gosta de ser tratado de tal forma. Humm, eu ainda continuo engolindo sapos, alguns estão entalados... Mas logo logo eles vão sair daqui!
Ser gentil é saber expor sentimentos. Ser gentil é saber elogiar. É descobrir que elogios existem para ser usados. É reparar nas qualidades das pessoas que estão ao nosso redor. É dizer para elas que estamos prestando atenção nos seus pequenos atos, e que as coisas positivas que elas fazem são muito importantes para nós. Assim como devemos dar apoio para que os erros possam ser corrigidos, devemos dar valor para as coisas positivas. Não elogie por elogiar: seja sincero. Entretanto, não fique esperando para fazer um elogio: aprenda a descobrir qualidades. Ser gentil é mais do que uma característica: é uma atitude perante a vida.
Acredito que todos querem um “mundo melhor” e quem quer um mundo melhor deve estar consciente de que este mundo é feito por pessoas também “melhores”. Tornar-se uma dessas pessoas é uma boa forma de tornar o mundo melhor hoje.

4 comentários:

Renata Lopes Costa disse...

Noosaaaa que belo texto!
O que que o amor fez nessa criatura? Foi só matar as saudades que veio cheia de inspiração e nos presenteou com tamanha sabedoria!!
Adorei do início ao fim, palavras de otimismo misturadas com a realidade. Parabéns, amei!

Bjão afilhada querida do meu coração!

Ana disse...

Perfeito!
O que achei mais bacana foi entender que gentileza é "realçar o que outro tem de melhor"!!
A vida fica bem melhor assim!
Beijo!!!

Beth/Lilás disse...

Ah, mas isso nós todas somos - gentis.
Aprendemos com nossos pais e passamos isso no convívio com a família e os amigos.

No entanto, tenho percebido que no Brasil atual, principalmente nos grandes centros, onde a pressa e violência imperam, não se vê mais gentileza. É um festival de gente abrutalhada e mal educada, falando alto nos celulares como se estivessem nos sofás de casa ou dirigindo sem perceber que o que tem direito primeiro é o cidadão, o ser humano que está andando nas ruas.

Tenho tido até uma certa depressãozinha com relação a isto, depois que me mudei aqui para Niterói que não deixa de ser um braço do Rio de Janeiro depois da Ponte. O povo é muito mal-educado e sem gentileza.

Acredite se quiser, mas eu e meu marido paramos em todas as faixas brancas para que os pedestres possam passar primeiro, pois isso é comum lá na serra onde eu morava.
Aqui na Niterói-city, ninguém pára nas tais faixas e vc fica esperando, esperando alguém dar passagem.
Isso sem contar com as pessoas que chegam tarde da noite e buzinam para porteiro abrir portas de garagem. Fico furiosa com tanta deselância e falta de gentileza.
Humpf!

ok, ok, tô parando!

bjs cariocas gentis

Flávia Fayet disse...

Renatinha: Gostou então dinda? Embora a enxaqueca o findo foi proveitoso! hihihi! Bjs

Ana: Obrigada pelas lindas e gentis palavras! Bjs

Beth: infelizmente nem todos são gentis, como nós! Aqui na minha cidade são poucas as pessoas que param na faixa de pedestre como vc citou, o que acho uma tremenda falta de educação! Quando estou com o Be no carrinho então, são capaz de atropelar a gente... Esse mundo de hj tá sempre com pressa e a gentileza está sendo esquecida, ou deixada de lado! Bjs bem gentis