segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Encerrando ciclos




"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao fim. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário perdemos a alegria e o sentindo das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos, não importa nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. Foi despedido do trabalho? terminou uma relação? a amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? VC pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. pode dizer a si mesmo que não dará mais nem um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: Seus pais, seus amigos, seu filhos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, e seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que VC esta parado. Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltara: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menos intenção de voltar. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante por mais doloroso que seja destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para o orfanato, vender ou doar os livros que tem tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que esta acontecendo em nosso coração, desfazer-se de certas lembranças significa abrir espaços para que outras tomem o seu lugar. Deixar ir embora, soltar. Desprender-se. Ninguém esta jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto as vezes ganhamos, e as vezes perdemos. Abra a tua porta, mude o disco, engula teu orgulho, sorria pra VC..."

Acredito que nada é por acaso, recebi o texto acima e logo lembrei do que estou tentando fazer, encerrar ciclos, dar uma repaginada na minha vida e também desejando - e muito – que outras tantas pessoas que me rodeiam também façam isso! Para minha amiga que foi demitida, tenho certeza que novas portas estão se abrindo, afinal competência é o que não lhe falta. Já para vc amiga que terminou o namoro, bola pra frente, sei o quanto está sendo difícil, mas logo logo vc já está viajando por ai... Aquela amizade que se foi talvez volte, basta vc ver o quanto está enganada... Se é verdadeira, com certeza está apenas dando um tempo, tentando encerrar um ciclo e começar um novo, embora as mágoas sejam difíceis de apagar...
Como diz o texto, não podemos ser eternamente meninos, e é isso que estou tentando mudar em mim... Já to entrando na casa dos 30 e se não mudar agora, pode ser tarde... Tenho muito ainda que evoluir, mudar por dentro e por fora, apagar certas recordações, esquecer lembranças que não me acrescentam em nada, tenho que colocar em prática meus planos, tirar os sonhos da cabeça e realizá-los logo, jogar fora os pneuzinhos que tanto teimam em aparecer na calça jeans, deixar sair de mim mágoas que achei que com o tempo sumiriam, mas não, continuam aqui dentro e não fazem bem algum... Jogar fora não só os pensamentos, as tristezas e rancores mas também quinquilharias e tralhas que só ocupam espaço e assim limpar não só a cabeça mas também o meu lar. Quero e preciso de lugares para coisas novas, comemorar realizações, conquistar novas amizades, lembrar e usufruir só do quê e de quem me faz bem...
Mas o mais importante hoje, o que desejo mesmo, de coração, é que certas pessoas percebam que passado é passado, que a história delas já acabou e ponto final! Abram novas portas, procure novos caminhos, descubram novos rumos, desvende novos horizontes, ache um novo amor e agarre-o com unhas e dentes, deixe a amizade sincera prevalecer...
Quanto à mim, estou dando as costas à tudo que me faz mal, que nada acrescenta à minha vida...

5 comentários:

Ana disse...

Acho que contigo acontece o mesmo que comigo: sento para escrever e vejo, com clareza, as coisas que quero e preciso mudar, em mim!
É um belo exercício, esse. Organizamos nossas idéias, refletimos sobre nossos sentimentos e aprendemos mais sobre as nossas vontades!
Passamos o dia envolvidas com os outros. Blogar é um momento absolutamente egocêntrico, narcisista e faz um bem enorme! Heheheh!

Que venham os novos ciclos, os novos tempos! E que sejam deliciosos!!

Renata Lopes Costa disse...

Sempre é preciso... O bom disso tudo é que crescemos, nos conhecemos ainda mais e saimos desta fase com o espírito renovado e nos sentimos muito mais confiantes!

Beth/Lilás disse...

Menina dos cabelos afogueados, quanta coisa rola nesta cabecinha fervilhante de idéias!
Isso é bom, mostra vida, vontade de fazer coisas e, afinal você está no momento mais lindo que uma mulher pode ter - a casa dos 30! Ah, como adorei esta década!
Não precisa muito, você vai ver como as mudanças acontecem agora e, tenha certeza, serão para melhor, você vai ver!
beijo carioca


À propósito, lindo cabelo!

Flávia Fayet disse...

Ana: vamos esperar esses novos ciclos, que com certeza serão MARA! Bj

Renatinha: confiança, é isso q está faltando! Bj

Beth: espero mesmo q as mudanças sejam p/melhor! obrigada pelo elogio aos "cabelos afogueados"! Bj

Anônimo disse...

Maravilhoso esse texto... Com certeza tu está na profissão errada,teu blog tá demais,troca as seringas pelo mundo das letras que tu vai te encontrar...Amei o que tá escrito,acho que estava precisando ler um assim pra me dar uma sacudida...Beijos.